You are currently viewing GESTÃO DE CRÉDITO – INFORMAÇÕES PRIMORDIAIS !

GESTÃO DE CRÉDITO – INFORMAÇÕES PRIMORDIAIS !

Retomemos ao tema da gestão de crédito e suas informações para sua concessão.

Conforme dito no texto anterior usa-se a ficha cadastral, fluxo de conta corrente e o balanço patrimonial para verificar o risco na concessão do crédito avaliado a capacidade da pessoa, seja física ou jurídica de operar um crédito. Mas a questão é, como fazer uma. Ficha cadastral e fazer essas análises financeiras?

Na ficha cadastral quando estivermos falando de pessoa física devemos nos ater aos seguintes questionamentos básicos: Dados pessoais e profissionais, dados do cônjuge, fontes de referência, bens patrimoniais, seguros, participações em empresas. Sabe aquelas perguntas, quantos banheiros têm em casa, quantas geladeiras, então, são tipos de perguntas que podemos verificar e constatar a capacidade financeira da pessoa. Caso seja pessoa jurídica os questionamentos são outros, tais como: dentificação e atividade da empresa, acionistas, titular, sócios, diretores, gerentes, principais clientes e fornecedores, bens imóveis, participação da empresa e de seus sócios em outras empresas, seguros, referências comerciais e bancárias.

Não podemos, aqui, deixar de verificar os órgãos de proteção ao crédito o qual poderá subsidiar bastante na concessão do credito.

A análise do fluxo de conta corrente avalia a capacidade de pagamento do cliente ou de um grupo de clientes, sendo que ela é umas das análises mais importantes. O mais interessante aqui será a observação do volume de depósitos e de crédito que o possível cliente têm junto a sua instituição bancária, quanto maior for, maior a probabilidade de pagamento do crédito. Assim, analise cautelosamente cada transação e depósito realizado.

balanço patrimonial também muito conhecido pelas empresas como demonstração de resultados do exercício, em que pese seja de extrema importância sua análise, quando estivermos diante de pessoa física ou até mesmo pessoa jurídica de pequeno porte o balanço patrimonial não tem tanta relevância quanto para as empresas de médio e grande porte. Essa análises gira em torno de uma planilha de ativos e passivos ativos por ordem decrescente de liquidez; passivos por ordem decrescente de exigibilidade. Quanto maior a liquidez do ativo e maior exigibilidade de passivos menor é a possibilidade da empresa em não adimplir com o crédito requerido.

Pois bem, espero ter auxiliado e contribuído para uma concessão de crédito mais segura, com menor probabilidade de não pagamento. Lembro, ainda, que em nosso instagram (@reichedrummond) têm muito mais informações e dicas para uma concessão de crédito mais segura e consciente. @reichedrummond