Análise do Risco de Crédito

Análise do Risco de Crédito

Antes de tudo, o que é crédito? Por crédito devemos entender que é a entrega de valor presente sob a promessa de pagamento futuro. Sendo que no crédito temos o risco de crédito, risco de perda e o processo de crédito. Nesse texto iremos tratar exclusivamente da análise do risco de crédito, vamos verificar a probabilidade objetiva do pagamento futuro.

Pois bem, o risco de crédito é verificado diante da incerteza do pagamento futuro tomando como base probabilidades objetivas, ou seja, risco de crédito é a probabilidade do não recebimento no prazo estipulado.

  • O risco de crédito engloba o risco do cliente, risco da operação e risco de concentração.
  • Risco do cliente engloba fatores pessoais, intrínsecos àquele que solicita o crédito, tais como idade, tipo de renda, bens próprios etc.
  • Risco da operação leva em consideração o que será realizado com o crédito dado, qual o prazo e juros para pagamento, quais as garantias, entre outros fatores.
  • Risco de concentração depende quase que exclusivamente daquele que entrega o crédito, sendo que este risco é verificado pela carteira de crédito da financeira, tais como volume de crédito fornecido para compra de determinado produto, volume de crédito para uma determinada localização.

A junção da análise dessas três espécies de risco que se verificará o Risco do Crédito, ou melhor, a probabilidade de não ocorrer o recebimento na data previamente combinada.